Sua doação pode motivar vidas

RESIDÊNCIA INCLUSIVA

É uma unidade que oferta Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições da autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em sintonia com a Tipificação Nacional dos Serviços.

Residência Inclusiva no Brasil

Compromissos assumidos pelo Brasil

A proposta de implantação de Residências Inclusivas se respalda em compromissos assumidos pelo Brasil, junto a ONU, ao ratificar, por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008 e Decreto no. 6.949, de 25 de agosto de 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que contém recomendações específicas para acolhimento de pessoas com deficiência.

09/07/2008
25/08/2009

Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS

Com o Plano Nacional de  Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver Sem Limite – Eixo Inclusão, lançado pela Presidenta da República Dilma Rousseff, em 17 de novembro de 2011 por meio do Decreto no. 7.612 foi iniciado o desenvolvimento da implementação das Residências Inclusivas. 

17/11/2011

Abertura da PRIMEIRA Residência Inclusiva

Abertura da primeira Residência Inclusiva em 12/01/2018, parceria com a Secretaria da Assistência Social 

12/01/2018

Abertura da SEGUNDA Residência Inclusiva

Abertura da segunda Residência Inclusiva em 02/07/2019, parceria com a Secretaria da Assistência Social  

02/07/2019

Público Atendido

PORTA DE ENTRADA

10 USUÁRIOS EM CADA CASA

HOMENS E MULHERES: 18 A 59 ANOS

USUÁRIOS DO BPC

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

SERVIÇO 24 HORAS

VÍNCULOS ROMPIDOS OU FRAGILIZADOS

SEM AUTO SUSTENTABILIDADE O RETAGUARDA FAMILIAR

DESLIGAMENTO

Reinserção na família ou encaminhamento para LPI

Transtorno mental é acolhido em Residência Inclusiva?

De acordo com a ONU, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interações com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas”( ONU 2006).

O transtorno mental deverá ser inserido aos serviços de saúde, conforme a Lei 10.216 de 2001, da Reforma Psiquiátrica. Apenas pessoas com deficiência em situação de dependência são inseridas em Residências Inclusivas.

Oportunizando a qualidade de vida dos moradores

Nutrição

Enquanto o serviço de nutrição dentro da Residência Inclusiva objetiva-se fornecer refeições nutricionalmente equilibradas e com qualidade higiênico-sanitário, através do planejamento adequado dentro do conceito de alimentação saudável. O propósito da Nutrição Clínica Funcional também é aplicado a fim de avaliar como o nosso organismo interage com o alimento, seus nutrientes e compostos bioativos e como funciona o processo que nos nutri. Os cardápios elaborados são balanceados de modo que os requerimentos em energia e nutrientes possam ser atendidos, garantindo saúde e capacitação para o trabalho. E é referente a todas estas questões que o Serviços de Alimentação e Nutrição da Residência Inclusiva / Instituto Priscila Zanetti está focado, contribuindo de forma importante para a saúde dos usuários, melhorando qualidade de vida e bem estar.

Psicologia

No que diz respeito à saúde emocional a psicologia vem realizando escutas individuais e/ou grupais bem como desenvolvendo dinâmicas para compreensão dos comportamentos e superação dos conflitos.

Enfermagem

Visando a saúde dos usuários, a enfermagem realiza intervenções na promoção e proteção da saúde dos mesmos, atuando na conscientização da equipe no desenvolvimento das normas e rotinas, e alertando quanto à importância na execução das prescrições medicamentosas, conforme orientação médica. 

Assistente Social

Ter acesso a benefícios, programas, outros serviços socioassistenciais e demais serviços públicos, junto com a rede municipal.

Ter assegurado o convívio familiar, comunitário e/ou social com ações como Café com Família, passeio culturais, inserção dos moradores nas atividades de rede;

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional pretende promover a inclusão social e ocupacional, bem como atuar na reabilitação e habitação dos usuários acolhidos com treinos diários de atividades de vida prática e funcional.

Cuidados e Zeladores

Ter acesso a espaço com padrões de qualidade quanto a: higiene, acessibilidade, habitabilidade, salubridade, segurança e conforto.

Ter acesso à ambiência acolhedora e espaços reservados para manutenção da privacidade do (a) usuário (a) e guarda de pertences pessoais.

Sua doação pode motivar vidas

ANTES DE SAIR, DESEJA FAZER UMA DOAÇÃO?